Clique e converse:

Chega 2019, Um Novo Ano, Uma Nova Esperança, Uma Nova Oportunidade

Chega 2019, Um Novo Ano, Uma Nova Esperança, Uma Nova Oportunidade

Ao longo de 2018 se ouviu muito as pessoas de um modo geral reclamando, murmurando, e de maneira acirrada e implacável falando em crise, em dificuldades, em tristeza, em dívidas, em desemprego, em problemas de forma geral, ou seja, focando quase que exclusivamente naquilo que é ruim, e tendo visão somente para isto e esquecendo de todo o resto, como se a vida só girasse em torno de fatos e coisas ruins e negativas.

Outro fato que muito se presenciou, ou melhor dizendo, outras frases que muito se ouviu, era: “Está se colhendo o que se plantou”. “Aqui se planta aqui se colhe”. Porém, o que mais chamava a atenção era que estas frases e outras do mesmo sentido, eram sempre utilizadas para indicar algo negativo, algo ruim, algo que não era bom, algo que justifica-se um fato ruim que estivesse acontecendo, que aconteceu ou que fosse acontecer.

É curioso que nós seres humanos temos uma tendência ilógica de sempre, em primeiro plano, focar no negativo, pensar no negativo, ter a visão sempre para o pior, para o ruim, para o mal, sempre damos mais espaço a tomar conta do nosso ser, do nosso eu, o pensamento negativo. Vejamos o exemplo:

  • Quando trabalhamos em uma empresa, seja pelo tempo que for, se em determinado momento somos demitidos, quais os primeiros sentimentos que naquele momento desenvolvemos em geral, tiradas as raras execeções: a) raiva (por estarmos sendo demitidos, por termos nos dedicado a tanto tempo para a empresa, por termos muitas vezes deixado nossas famílias de lado por conta do nosso trabalho, por ter abdicado de nosso lazer, das nossas coisas pessoais, enfim por ter vivido para o trabalho com total dedicação, que estamos sendo injustiçados, e etc); b) medo (nossa fui demitido e agora o que vou fazer, como vou pagar as contas, como vou suprir as necessidades da minha família, como vou pagar aluguel, luz, água, como vou sobreviver e etc); c) insegurança (como vou arrumar outro emprego, o país está em crise, o desemprego está em alta, as empresas fechando, existe muita gente no mercado melhor que eu desempregado, não vou ter chance no mercado e trabalho, e etc); d) somos vítimas (fui injustiçado, eu não merecia, não deveria ter sido eu, é perseguição, meu chefe não gosta de mim, a empresa me usou e jogou fora e etc)

Com raras exceções conforme já mencionado, este é o panorama mais comum que se observa, ou seja, foco no negativo. É incomum contemplarmos pessoas que quando são demitidas, ter uma visão diferenciada, como por exemplo em um primeiro plano procurar entender porque está sendo demitido, e é meio óbvio que se a empresa que você trabalha não encerrou as suas atividades por completo, mas continua com sua atividade e outras pessoas continuaram a ficar trabalhando na mesma, e você foi o escolhido para ser demitido, algo fez com que você fosse escolhido, e por isso é importante em primeiro lugar entender o que fez você ser escolhido para ser demitido, compreender se você foi o responsável, se você falhou, ou se foram as circunstâncias, como por exemplo o seu salário era muito alto, seu setor foi desativado, enfim, muitas podem ser as alternativas e você pode não ter sido o responsável, mas existe também muitas possibilidades as quais você pode ter sido o único e exclusivo responsável, e compreender isto é necessário, para assim ocorrer uma evolução com você e em você.

Em um segundo momento é importante observar que por mais duro que seja uma demissão, talvez esta seja a condição primordial para uma oportunidade melhor para você, e que por conta do conformismo e do comodismo muitas vezes deixa-se passar muitas e grandes oportunidades na vida, não só de um novo emprego, mas também oportunidade de atualizar-se, de conhecer pessoas novas, de viver novas experiências, de trocar experiências, de se testar como pessoa e profissional.

Ainda há o fato que por mais que se pense que ao ser demitido, você vai ter que recomeçar tudo de novo, isto pode ser a oportunidade de fazer diferente, fazer melhor, corrigir erros cometidos, fazer a diferença, se superar, brilhar.

Neste âmbito me recordo da seguinte mensagem que recebi na Noite De Ano Novo, que dizia o seguinte:

” Dizem que antes de um rio entrar no mar, ele treme de medo. Olha para trás, para toda jornada que percorreu, para os cumes, as montanhas, para o longo caminho sinuoso que trilhou através de florestas e povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto, que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre. Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. Somente ao entrar no oceano o medo irá desaparecer, porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas de tornar- se oceano. “

(Osho, citando Khalil Gilbran).

Assim, que em 2019 sejamos mais positivos e menos negativos, que mesmo em meios as turbulências da vida, sejamos sábios o suficientes para tirarmos o melhor delas, que o que há de bom em nós seja despertado para entrar em ação, que a vida se amolde da forma mais linda, ampla e abençoada neste Novo Ano que se inicia, que SEJAMOS A SOMA DA MUDANÇA COM A PERSEVERANÇA COM O RESULTADO DAS CONQUISTAS, E QUE NOSSO DEUS AMADO NOS DE O CERTIFICADO FINAL DE VENCEDORES.

Feliz 2019, faça a diferença.

Guidio Advogados e Consultoria Jurídica

 

 

Advogados em São José dos Pinhais, Advogados São José dos Pinhais, Advogados em Curitiba, Advogados Curitiba.

    Olá!

    Converse com um especialista do escritório Guidio Advogados pelo WhatsApp:

    Especialista em Direito Clique para conversar
    554130580100
    Especialista em Direito Clique para conversar
    554130581990
    Ou clique aqui e ligue para 41 3058-0100.
    ×